02 março 2017

XVI Passeio Pedestre - ACR "As Mós"


XVI Passeio Pedestre – o dia mais aguardado dos nossos invernos

Um dia de inverno tornou-se primavera. Uma pequena aldeia atraiu 350 pessoas para um só evento, vindas de vários pontos do país, de Lisboa a Bragança, passando pelos Açores. A ociosidade de fim-de-semana deu lugar a uma caminhada de 12km. Os ecrãs foram substituídos por belos cenários com a flor da amendoeira no seu auge, o rio como espelho perfeito dos montes que o ladeiam e a linha de caminho de ferro que amedronta e fascina.
Ainda antes do passeio que deslumbrou os participantes, puderam ser degustadas iguarias como figos, amêndoas e o vinho generoso. Os produtos locais expostos provaram que a palavra “empreendedorismo” não é um chavão exclusivo dos meios urbanos nem do sector teconológico. Ser empreendedor é também, como estes jovens evidenciaram, desenvolver projetos agroalimentares assentes na qualidade e autenticidade dos produtos regionais e naturais.
Embora estes produtos tenham produzido a energia necessária para a primeira hora de caminhada, uma paragem impôs-se, na Quinta das Fontainhas, para um reforço alimentar. E assim, com as energias repostas, se avançou pelas margens do Douro, passando-se pela Quinta do Saião e pela Quinta do Vale Meão, uma das quintas mais afamadas do Alto Douro. A acompanhar estas belas paisagens, a banda sonora das aves que anunciam a primavera foi a banda sonora ideal.
Com os sentidos da visão e da audição satisfeitos, o olfacto de cada participante despertava mal se aproximava do ponto de chegada, a Capela da Sra. da Veiga, no Pocinho, perante os aromas do almoço difíceis de ignorar. A sopa de cebola seguida de porco no espeto foram o estímulo perfeito para os paladares dos cansados mas reestabelecidos caminhantes.
O sol, anteriormente quase que estival, começava agora a aproximar-se do sol de inverno esperado nesta altura do ano. As pernas cansadas dos participantes sabiam que não estariam tão fatigadas quanto as pernas, os braços e as cabeças daqueles que tudo fizeram para que esta iniciativa satisfizesse aqueles que nela participaram. No fim, todos se despediram com um sorriso: uns, com a sensação de dever cumprido por terem alegrado a aldeia e os participantes; outros gratos pela experiência que lhes foi proporcionada quer pela organização quer pela própria aldeia que tão bem os acolheu e de tal forma deslumbrou!
Ana Grifo
Amostra de fotos

Todas as Fotos


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?