21 maio 2015

XVII Aniversário da A.C.R. "As Mós"

Lenga Lenga - Gaiteiros de Sendim
no XVII aniversário da Associação de Cultura e Recreio "As Mós"


https://plus.google.com/photos/114496161818387666167/albums/6153950512440483265?banner=pwa

Todos os anos, A ASSOCIAÇÃO festeja com entusiasmo o seu aniversário de forma aberta a toda a população, pretendendo proporcionar proximidade entre todos através de momentos de animação para a aldeia em geral. No passado 16 de Maio, os Lenga LengaGaiteiros de Sendim foram os convidados para animar o dia comemorativo do XVII aniversário.

Os gaiteiros, com uma primeira apresentação iniciada na sede da Associação, fizeram depois uma arruada pelas ruas principais da aldeia, e, com a cadência própria de uma música que influencia, alertaram a população para a festa que continuaria mais tarde no Largo do Povo. Durante a arruada houve quem quisesse associar-se ao momento ofertando “um copo” para adoçar a garganta aos tocadores; outros, esquecendo a idade, e aplaudindo com emoção, experimentaram o gesto de ensaiar com graciosidade uma dança divertida com o atirar de chapéu ao ar. Os sorrisos, dos que ouvindo chegavam à janela, exprimiram bem o gozo, seguramente por saber, nas Mós, mais uma mostra de cultura e tradição.

O espectáculo no Largo fez a delícia dos presentes, quer pela música oferecida, quer pelos instrumentos musicalmente usados, quer ainda pelo Mirandês expressado durante a apresentação e utilizado, também com graça, nas passagens humorísticas contadas entretanto. Nas palavras do director José Alberto Grifo, ficou registada a vontade, continuada, de exercer em proveito da aldeia, a missão associativa de fazer cultura e recreio.

Na sede da Associação, no 1º andar, as exposições permanentes: “Miniaturas Mosenses” de Aristides Fernandes e “O Espólio Desportivo” de Adelino Moutinho mereceram uma visita atenta, pois, diferentemente, ilustram a dimensão das gentes mosenses. No espaço de convívio do rés-do-chão, onde, antecedendo o espectáculo, o caldo-verde, a bifana e o arroz-doce tinham alimentado o corpo e merecido o elogio dos comensais, mais tarde, como fecho da comemoração de aniversário, havia de apagar-se as velas, partilhar-se o bolo e cantar-se os parabéns à Associação.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?